Decisão de Mobilização Precoce após AVC Isquémico Agudo: Protocolo para uma Revisão Umbrella

Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) é considerado um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, sendo o AVC isquémico o mais prevalente. Existem diferentes orientações clínicas relativas à abordagem do AVC na fase aguda que recomendam a mobilização precoce. No entanto, apesar dos estudos realizados nos últimos anos sobre quando iniciar a mobilização após um AVC, existem poucos protocolos sistemáticos e personalizados que abordam quais os fatores decisores para a mobilização dos doentes. O objetivo deste trabalho será analisar revisões sistemáticas e meta-análises sobre a decisão de mobilização precoce após um acidente vascular cerebral isquémico agudo em comparação com o tratamento convencional e verificar o impacto no resultado clínico das diferentes abordagens.
Métodos e Análise: Iremos realizar pesquisa nas seguintes bases: PubMed/MEDLINE, EMBASE, Cochrane Database of Systematic Reviews, Epistemonikos e Web of Science Core Collection. Os estudos encontrados serão revistos de forma independente por dois autores e perante discrepâncias tentar-se-á obter um consenso entre os autores, ou será requerida a avaliação por um terceiro revisor. Os revisores extrairão os dados e avaliarão o risco de viés dos estudos selecionados. A lista de verificação de Avaliação de Revisões Sistemáticas Múltiplas 2 (AMSTAR2) com 16 itens será utilizada como ferramenta de avaliação crítica das evidências cumulativas dos diferentes estudos. Do nosso conhecimento, esta será a primeira revisão abrangente e sistemática que irá comparar as abordagens de mobilização precoce no AVC isquémico pós-agudo. Este estudo poderá contribuir para apoiar e estabelecer indicações sobre a estratégia ideal de mobilização precoce em doentes com AVC. PROSPERO número de registo: CRD42023430494

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.