Retrato da Prevalência e Desigualdades na Participação em Rastreios Oncológicos de Base Populacional em Portugal

Introdução: Os rastreios reduzem a morbilidade e mortalidade associadas ao cancro. O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de participação em rastreios oncológicos de base populacional em Portugal, e respetivas desigualdades.
Métodos: Os dados provêm do Inquérito Nacional de Saúde 2019. As variáveis utilizadas são: mamografia, citologia e a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Calculámos prevalências e índices de concentração ao nível nacional e regional. Analisámos a participação ‘devida’ (idade/intervalo recomendados), ‘insuficiente’ (nunca ou em atraso), ‘excessiva’ (frequência superior à recomendada ou em idade não recomendada).
Resultados: A participação ‘devida’ atingiu 81,1%, 72% e 40%, enquanto a participação ‘insuficiente-nunca’ atingiu 3,4%, 15,7% e 39,9% para cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colorretal, respetivamente. A prevalência de participação ‘excessiva’ foi mais alta no cancro do colo do útero; relativamente ao cancro da mama, um terço das mulheres mais novas e um quarto das mulheres mais velhas fez mamografia. Este ‘excesso’ está concentrado nas mulheres com rendimento mais elevado. A participação ‘insuficiente-nunca’ está concentrada nos indivíduos com rendimentos mais baixos no cancro do colo do útero e nos rendimentos mais altos no colorretal. Acima da idade recomendada, 50% dos indivíduos nunca rastrearam para cancro colorretal e 41% das mulheres nunca o fizeram para cancro do colo do útero.
Conclusão: No rastreio do cancro da mama, no geral, a participação foi elevada e as desigualdades foram reduzidas. No cancro colorretal, a prioridade deve ser aumentar a participação no rastreio.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.