Adaptação Transcultural do Pediatric International Knee Documentation Committee Score para Português

Introdução: O objetivo deste estudo foi traduzir o questionário Pediatric International Knee Documentation Committee (Pedi-IKDC) para Português Europeu. O questionário Pedi-IKDC foi originalmente desenvolvido na língua inglesa e o seu construto permite a avaliação funcional de patologia do joelho, em crianças e adolescentes.
Material e Métodos: A versão original do questionário em inglês foi traduzida para português pelo método tradução e contratradução. Foram considerados elegíveis para o estudo pacientes com idade entre os oito e os 17 anos, com patologia do joelho. Foi implementada uma plataforma online para recolher as respostas dos pacientes, incluindo informação geral demográfica, os questionários Pedi-IKDC, EuroQol-5 Dimension Youth e Childhood Health Assessment Questionnaire. Foram enviados três inquéritos: no momento da avaliação inicial (T0), após duas (T1) e dez (T2) semanas. Estes inquéritos seguiram as recomendações da Checklist da Consensus-based Standards for the Selection of Health Measurement Instruments - COSMIN. Foram avaliadas a consistência interna, fiabilidade, erros de medida, validade estrutural e de construto (através da correlação com escalas previamente validadas), responsabilidade e interpretabilidade (efeitos de chão e teto, mudança mínima importante e curva ROC). 
Resultados: Quarenta e sete pacientes completaram T0, 42 completaram T1 e 40 completaram T2. A análise factorial confirmou a unidimensionalidade da escala. O coeficiente de correlaçã o entre os itens (alfa de Cronbach) foi 0,94, o coeficiente de correlaçã o intraclasse foi 0,92, a mudança mínima detetável foi 19,04 a nível individual e 3,31 a nível de grupos de indivíduos; o erro padrão de medida foi 6,87; a mudança mínima detetável foi 18,48; não se verificaram efeitos de chão ou de teto. Mais de 75% das hipóteses testadas para a validade de construto foram aceites, demonstrando-se adequada. A variaçã o das pontuaçõ es entre T0 e T2 correlacionou-se com a evolução clínica dos participantes (r = 0,421, p < 0,05).
Conclusão: A versão portuguesa do Pedi-IKDC demonstrou boas propriedades psicométricas, sendo uma ferramenta útil na avaliação clínica de pacientes pediátricos com patologia do joelho.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.