Cirurgia de Epilepsia Ressectiva e Respetivos Diagnósticos Histopatológicos: Estudo de Coorte Retrospectivo

Introdução: Nas últimas décadas, a cirurgia ressectiva demonstrou ser uma opção valiosa no tratamento da epilepsia farmacorresistente. A classificação histopatológica foi de grande importância na orientação do doente. Os objetivos deste estudo foram caracterizar a nossa série de cirurgia de epilepsia ressectiva incluindo os diagnósticos histopatológicos, e compreender as diferenças na prática clínica entre dois períodos diferentes do programa de cirurgia da epilepsia.
Material e Métodos: Realizou-se um estudo de coorte retrospetivo, incluindo doentes com epilepsia farmacorresistente submetidos a cirurgia ressectiva entre 1997 e 2021 no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Os diagnósticos histopatológicos foram classificados em sete categorias. Para análise comparativa, a coorte foi dividida em dois períodos consecutivos de 12 anos.
Resultados: Um total de 259 doentes foram incluídos, sendo 228 (88%) adultos aquando da cirurgia. A mediana da duração da doença antes da cirurgia foi de 14 (amplitude interquartil 23) anos. Cinquenta e cinco (21%) doentes realizaram investigação invasiva pré-cirúrgica. O lobo temporal foi a região mais frequentemente operada (73%). Complicações pós-cirúrgicas major e minor foram identificadas em 21 (8%) doentes. Uma redução no número de antiepiléticos foi observada em 96 (37%) doentes após a cirurgia. O diagnóstico histopatológico mais comum foi a esclerose do hipocampo, mas nas crianças foi o tumor associado a epilepsia de longa duração. Tumores associados a epilepsia de longa duração, esclerose do hipocampo e malformações vasculares tiveram os melhores resultados pós-operatórios. Malformações do desenvolvimento cortical e cicatrizes gliais tiveram os piores resultados. Relativamente às diferenças entre os dois períodos, o número absoluto de doentes operados aumentou (119 versus 140), e a idade aquando da cirurgia foi maior no segundo período (p = 0,04). O número de malformações do desenvolvimento cortical aumentou (p = 0,01), mas o número de outros tumores (p = 0,01) e amostras sem lesão (p = 0,03) diminuiu no mesmo período.
Conclusão: Este estudo está de acordo com a literatura atual, reforçando o conhecimento prévio sobre as etiologias estruturais, prática clínica e resultados cirúrgicos ao longo de mais de duas décadas de experiência. Os dados analisados fornecem expectativas realistas sobre a cirurgia de epilepsia e destacam a necessidade de melhorias no paradigma de diagnóstico e tratamento destes doentes.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.