Como Melhorar o Acesso a Dados de Vigilância Epidemiológica e Registos de Saúde Eletrónicos para Avançar a Investigação em Portugal

Existe um grande número de dados pessoais, de saúde e até de outros domínios colhidos em Portugal através de diversos serviços, que podem ser mais acessiveis e melhor aproveitados para investigação pelos servicos de saúde e academia de forma a informar as políticas públicas, melhorar a qualidade dos serviços ou avançar o conhecimento científico.
Para responder a perguntas de investigação relevantes para a saúde e bem-estar das populações é necessário utilizar dados secundários de saúde existentes em diferentes sistemas de informação.3 O seu tratamento possibilita políticas de saúde mais consensuais, melhores cuidados, maximização de benefícios e minimização de riscos e custos de intervenções. A utilização de dados agregados não pessoais para vigilância e melhoria continua da qualidade dos serviços de saúde é uma prática importante mas fora âmbito deste artigo.

Leia aqui o artigo completo (disponível em português e inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.